Como fazer seu Cartão de Visita

Cartões de Visita
O Que Colocar | Modelos | Tipos de Papel | Laminação | Quantidade vs Utilização | Modelos para Profissionais | Dicas para Confecção | Cuidados com Seu Cartão | E-book
Cartão de Visita

A Importância de um Cartão de Visita


O cartão de visita é uma ferramenta indispensável para o profissional que precisa ser lembrado. Mas, afinal, o que é Cartão de Visita? Trata-se de um pequeno cartão com os dados profissionais de pessoas ou organizações. Geralmente, contém informações como nome, cargo, endereço, número de telefone e e-mail.

No mundo dos negócios, a importância do Cartão de Visita é elevada, pois além de servir para que o contato estabelecido entre dois profissionais seja mantido, também pode passar a quem o recebe a impressão de como é sua empresa. Por exemplo, um cartão com arte borrada, rasurado ou amassado pode passar a imagem de desorganização. Por isso, é fundamental que esteja com a arte bem feita e com bom acabamento. Principalmente para evitar pensamentos do tipo: “Se essa pessoa não investe nem em um Cartão de Visita, imagine como ela/sua empresa é”.

Seguindo a mesma lógica, cartões de visita com acabamentos de qualidade podem ser considerados um meio extremamente barato de divulgar sua marca e seu trabalho no mercado, pois além de fazer com que seus contatos ou clientes se lembrem com maior facilidade de você, permitem que haja divulgação boca-a-boca de seu serviço (através de indicações), caso tenha causado uma boa impressão, ou seja, divulgação gratuita para você e sua empresa.

Ok! Entendi a importância de um cartão de vistas. Agora, gostaria de saber, como fazer um Cartão de Visita?


O que colocar no Cartão de Visita?


Para fazer um cartão, primeiramente devemos saber: o que escrever em cartão de visita?

Inclua todas as informações básicas como seu nome completo, o nome da sua organização, seu cargo, o endereço físico, telefone corporativo, celular, e-mail e site da empresa (caso houver). Você também pode incluir um logotipo (mas só se realmente existir – evite incluir uma imagem de clip art). Coloque informações que permitam que seu contato te encontre facilmente caso queira se comunicar. Além disso, recomendamos que você imprima todas as informações importantes na mesma face do cartão, caso contrário parte delas pode não ser vista pelo seu contato.

Exemplo do que escrever em um Cartão de Visita

Modelos diferentes


A seguir, o profissional deve escolher o modelo do seu Cartão de Visita. Existem diversos modelos, mas aqui citamos os mais utilizados no meio corporativo.


Cartão de Visita Padrão


Cartão de Visita Padrão


É o modelo mais utilizado no mundo dos negócios, trata-se de um cartão padrão retangular.

Dimensões: 88mm x 48mm.

Material: Papel couché, 300 g/m² e Reciclato, 240g/m² (mais informações sobre os tipos de papéis abaixo).


Cartão de visita com borda arredondada

Cartão de Visita com Borda Arredondada


Também muito utilizado, possui as mesmas medidas do padrão com o diferencial de ter as bordas arredondadas. É utilizado por profissionais que querem se inovar sem perder os benefícios do Cartão de Visita padrão.

Dimensões: 88mm x 48mm.

Material: Papel couché, 300 g/m² e Reciclato, 240g/m² (mais informações sobre os tipos de papéis abaixo).

Cartão de visita reciclado

Cartão de visita de papel reciclado

Acompanhando a tendência mundial de sustentabilidade este modelo tem sido cada vez mais utilizado por profissionais preocupados com o futuro do planeta. semelhante ao Cartão de Visita padrão, porém feito com o papel Reciclato (tipo de papel especial utilizado pela indústria gráfica).

Dimensões: 88mm x 48mm.

Material: Reciclato, 240g/m² (mais informações sobre os tipos de papéis abaixo).



Mini Cartão de Visita



Mini Cartão de Visita

Quem quer causar impacto em suas transações profissionais ou imprimir alguma edição especial de cartões de visita pode fazer a diferença utilizando os mini-cartões de visita. Como o próprio nome diz, esse modelo possui medidas menores do que a de um cartão convecional e realmente chama a atenção.

Dimensões: 70mm x 28mm.

Material: Papel couché, 300 g/m² e Reciclato, 240g/m² (mais informações sobre os tipos de papéis abaixo).



Tipos de Papel


Depois, deve-se considerar os diferentes tipos de papel que serão utilizados na impressão de seu Cartão de Visita

Evite utilizar papéis como o sulfite, eles são úteis para várias outras aplicações, entretanto, como dito anteriormente, ao chegar em uma reunião de negócios, não se passa uma imagem profissional com um papel tão fino. Atualmente, os tipos mais utilizados pela indústria gráfica são:


Couché Fosco 300 g/m²


  • Mais utilizado na indústria gráfica
  • Altíssima Qualidade
  • Mais utilizado na indústria gráfica
  • Permite impressão de alta qualidade
  • Consistência e aspecto profissional ao seu cartão

  • Reciclato 240 g/m²


  • Papel reciclado
  • Qualidade superior ao reciclado comum
  • Material não laminável
  • Permite impressão de alta qualidade
  • Consistência e aspecto profissional ao seu cartão



  • Cartão de visita Laminado

    Laminação


    Depois de escolhidos o modelo e o material do Cartão de Visita, alguns profissionais optam por enobrecer o acabamento de seu cartão. Uma forma muito utilizada pra esse fim é a laminação.

    A laminação é um processo feito logo após a impressão de seu cartão de visita. Trata-se da sobreposição de uma película plástica que é inserida em cima dos cartões, e cartão+película passam por uma máquina que “fixa” a película, protegendo a tinta e o papel da impressão. Garantindo uma maior durabilidade de seus cartões. Há duas opções de laminação:

    Fosca: A aparência permanece semelhante a de um cartão sem laminação, sendo perceptível a laminação apenas quando tocamos nos cartões.

    Brilho: Neste processo, o Cartão de Visita adquire maior brilho, evidenciando as cores e a presença da película em si.



    Quantidade vs Utilização


    Neste ponto, caso já tenha decidido sobre o modelo, materiais e enobrecimento do seu Cartão de Visita, a próxima etapa é definir a quantidade de cartões a ser impressa.

    Em geral, a tiragem mínima de um Cartão de Visita é de 100 cartões. Abaixo segue uma recomendação sobre qual quantidade imprimir de acordo com sua atividade profissional.



    100 a 250 cartões

    De 100 a 250 Cartões de Visita

    Recomenda-se para profissionais que estão no começo da carreira e ainda não possuem grande rede de contatos. Também é interessante para quem ainda não o definiu o design final de seu cartão ou quer imprimir alguma edição especial de cartões que serão utilizados durante ocasiões especiais. Evite imprimir uma quantidade de cartões que podem não ser utilizados por falta de oportunidade.



    250 a 1000 cartões

    De 250 a 1000 Cartões de Visita


    Para profissionais que estão a certo tempo no mercado. Possuem uma grande base de contatos ou já estão a bastante tempo sem passar por grandes mudanças com relação às informações presentes em seu Cartão de Visita, por isso não é necessário renová-los constantemente.






    Acima de 1000

    Acima de 1000 Cartões de Visita

    Recomenda-se esta quantidade apenas para profissionais que tem uma alta interação novos contatos profissionais ou que ainda querem divulgar seu nome/negócio. Esta quantidade também pode ser utilizada por empresas que desejam fazer um cartão empresarial, sem o nome de um funcionário em específico.





    Modelos para Profissionais


    Agora que você já sabe os modelos, materiais e quantidades a ser impressas de seu cartão, deixamos aqui algumas sugestões de templates (ou designs) de cartões de visitas de acordo com a profissão de cada um. Lembrando que são apenas sugestões e que você tem total liberdade para escolher o design de sua preferência:


    É importante lembrar que independente do modelo escolhido, não se esqueça de colocar o seu número de registro junto ao seu respectivo Conselho Regional.


    Advogados
    Gastronomia
    Designers
    Médicos
    Modelos de cartões de visita para advogados, gastronomia, designers e médicos


    Dicas para Confecção



    Onde fazer?


    Imprima em gráfica ou gráfica online. Como dito acima, o Cartão de Visita passa sua imagem. Por isso, não é interessante que seu cartão tenha uma arte borrada ou seja impresso em um papel inadequado. Formulários para impressão de Cartão de Visita que estão à venda na papelaria ou que são encontrados na internet podem te auxiliar, mas não convém basear a primeira impressão profissional que você quer causar nisso.

    Caso opte por confeccionar em alguma gráfica, fizemos uma comparação entre gráficas online e gráficas normais. As vantagens de comprar online são:

    Disponibilidade 24 horas – como esses tipos de gráficas operam através de sites, a plataforma fica disponível durante o dia todo, inclusive em horários não convencionais! Isso é um grande benefício para profissionais que não tem tempo disponível para confeccionar seus cartões em horário comercial, pois é possível confeccionar seus cartões de visita online.

    Orçamentos instantâneos – geralmente, você é cobrado pela quantidade de cartões que irá confeccionar e não pelo tipo de arte que deseja aplicar em seu cartão.

    Praticidade – em transações no meio online, a principal vantagem é a conveniência de não precisar ir até uma loja, você pode fazer tudo da sua casa ou trabalho e a entrega tamém pode ser feita para um desses dois locais. Ou seja, em nenhum momento você precisa se deslocar para adquirir seu produto.

    Por outro lado, em uma gráfica comum, as principais vantagens são:

    Relacionamento com a gráfica – Embora as ferramentas de comunicação na internet estejam evoluindo rapidamente, alguns profissionais optam por gráfica comum, pois preferem a interação e contato pessoal que podem ter com o funcionário do estabelecimento.

    Tempo de impressão – Para um produto personalizado como o Cartão de Visita, qualquer gráfica só fará a impressão mediante confirmação de pagamento do cliente. Dependendo do modo como este pagamento é realizado, essa confirmação pode levar alguns dias (por exemplo para pagamentos em boletos), por isso, o tempo de impressão de uma gráfica comum tende a ser em média mais rápido do que o tempo de uma gráfica online. Embora isso não signifique que você receberá seus cartões mais rápido, apenas que eles ficarão prontos antes.

    Enfim, independente de sua opção de gráfica, tenha certeza de utilizar alguma pois a qualidade de ambas é garantida e muito superior a cartões confeccionados “em casa”. Comparando-se a qualidade de uma gráfica online e uma normal, pode-se dizer que são equivalentes, isso porque a gráfica online é simplesmente uma gráfica normal com um site na web.


    Devo ser criativo?


    Seja diferente, mas sem exagerar. Caso deseje, coloque alguma mensagem diferente em seu cartão, imprima em formatos diferentes. As possibilidades são infinitas, apenas tome cuidado para não cometer alguns erros básicos, como por exemplo, excesso de cores no cartão ou então poluição visual, não deixando as informações de seu cartão claras. Lembre-se, na maioria dos casos, menos é mais. Evite usar várias fontes diferentes ou imagens estranhas em seu cartão. Simplicidade é a chave.


    Devo solicitar a ajuda de um designer profissional?


    É sempre bom poder contar com a ajuda de algum profissional. Entretanto, algumas gráficas, tanto online quanto comuns oferecem alguns padrões de templates/design para seu cartão. Esses templates foram elaborados por designers profissionais e por isso já estão adequados ao uso.


    Diversos modelos de cartão de visita



    Porta Cartões

    Cuidados com seu cartão


    Pra quem também já possui cartões de visitas ou escolheu fazer sua primeira impressão, certas dúvidas sempre surgem, tais como “onde levar meu Cartão de Visita?”, ou então “em que ocasião é adequado trocar cartões de visita?”. A seguir, listamos algumas dicas para manutenção de seu cartão, e também como se comportar nestas situações.


    Manutenção do cartão


    Mesmo que possua algum cartão bem impresso e com bom acabamento, deve-se tomar cuidado para não deixar eles amassarem. Nenhum cartão resiste a maus tratos, independente de sua qualidade e isso com certeza não causaria uma boa impressão. Para evitar esse problema temos duas recomendações, a primeira é que possua um porta-cartões ou recipiente exclusivo para o armazenamento de seus cartões, além de protegerem melhor seus cartões, estes utensílios passam uma imagem ainda maior de seriedade e profissionalismo. A outra dica é que caso vá imprimir novos cartões, opte por laminá-los, isto porque embora não garantam que resistirá à dobra, ele protege a tinta da impressão e por isso não deixa a marca das dobras.

    Também é importante levar em consideração a renovação do cartão. Conforme mencionado acima, sempre que algum dos seus dados presentes no cartão mudar, imprima-o novamente.



    Em que ocasião trocar cartões?


    De forma genérica, os cartões de visitas podem ser utilizados nas seguintes situações:

    • Ao apresentar pessoas e empresas
    • Enviar condolências, felicitações e cumprimentos
    • Agradecer apoios recebidos
    • Ou então comunicar uma mudança de endereço.

    Além disso, ao trocar cartões com alguém preste atenção em alguns pontos como:


    Ritual da entrega


    O usual é trocar cartões no início da conversa. Não é necessário esperar pela entrega da pessoa, tome a iniciativa.

    Caso a outra parte não faça menção de lhe entregar seu cartão, anote os dados você mesmo

    Cuidados ao receber um cartão: ao receber um cartão, não o guarde imediatamente. Leia-o e mantenha-o à sua frente. Dessa forma, você evita situações embaraçosas como ter de perguntar o nome da pessoa no meio da conversa.

    Após o contato, anote: é interessante anotar palavras-chave sobre cada pessoa no verso de cada cartão recebido. Isso o ajuda a lembrar mais facilmente do contato e qual foi o assunto discutido.

    E aí? Gostou das informações? Baixe agora nosso E-book: O Guia Completo do Cartão de Visita!