Melhores técnicas de panfletagem

Uma das formas mais antigas de marketing é a panfletagem. Para simples informação social ou para que os clientes saibam sobre ofertas, produtos ou divulgação de um estabelecimento comercial, a ação de distribuir folhetos é até hoje, uma maneira popular e muito eficaz de se obter resultados.

O sucesso com a distribuição de folhetos dependerá de algumas observações, bem como das corretas técnicas de panfletagem. Quer aprender algumas? Vamos lá.

Algumas técnicas de panfletagem

Data de distribuição

Para determinados tipos de divulgação, principalmente sobre ofertas com calendário definido, as datas da panfletagem devem ser criteriosas, ou seja, não muito antes, nem com pouca margem de tempo, considerando também que os clientes deverão receber os folhetos na totalidade, sem sobras. Por isso, uma técnica de panfletagem é planejar bem a data de ir às ruas.

Profissionais para o trabalho

Muitas vezes, pela falta de seriedade de alguns, o material de panfletaria é descartado. Existem empresas especializadas e sérias que prestam esse tipo de serviço – uma opção mais cara, talvez, mas possivelmente mais segura. Assim, uma séria técnica de panfletagem é escolher bem quem vai distribuir os folhetos, cartazes ou panfletos de sua marca.

No caso de microempreendedores, a qual a verba disponível pode ser bastante limitada, uma opção é levar em consideração a possibilidade de os próprios donos ou funcionários da empresa realizarem o trabalho de distribuição, evitando o descarte do material.

Público alvo

Considerando que o conteúdo e a linguagem nos panfletos estarão direcionados ao público alvo, os locais e os horários de distribuição também devem ser de acordo com esta escolha.

Onde panfletar

Se o tipo de produto ofertado, evento ou empresa divulgada são mais sofisticados, uma boa forma de distribuição é utilizar as caixas de correio ou parcerias com jornais, para que o folheto seja colocado dentro. Quando o que está sendo divulgado tem apelo mais popular, as opções são maiores, desde a distribuição nas residências, em bairros específicos, até nas paradas de ônibus, saídas de fábricas, centros de compra populares e empresas.

Estatisticamente, balcões de comércios ou vidros de carro não são bons locais para panfletar. Em alguns lugares, pense em usar banners personalizados.

Abordagem

Dependendo dos locais de distribuição, dos custos e dos volumes, uma abordagem verbal bem treinada é a mais eficaz, porém, nessa questão vale a sensibilidade - considerando que nem sempre será o ideal. O apelo sonoro também pode ser um bom aliado.

Essas são informações importantes que devem ser levadas em consideração antes de preparar sua campanha de marketing. E mesmo se você não tenha ainda um departamento de marketing na sua empresa, não tem problema! Nossa equipe preparou diversos modelos de flyers, folhetos e panfletos para te ajudar, além da opção de você enviar a sua própria arte para impressão, confira!

m