Dicas sobre identidade visual

IDENTIDADE VISUAL: VOCÊ TEM MUITO MAIS OPÇÕES DO QUE IMAGINA

No nosso recente papo sobre upload, ficou mais do que evidente que o fato de você poder selecionar uma imagem do seu próprio computador e enviá-la ao site para assim aplicar ao produto que deseja é um dos grandes diferenciais da Zocprint. O que mostramos agora é uma outra facilidade que o site também oferece. Na Zocprint você consegue aplicar um mesmo design, estampa, desenho ou frase em uma série de produtos. É possível, então, ter o logo da sua marca grafado em todo o material que irá compor a sua encomenda.

Para melhor entender a importância dessa facilidade, é importante ter em mente o conceito de identidade visual. Identidade visual: é o conjunto de elementos gráficos (sejam eles o tipo de letra que você usa, as cores escolhidas, eventuais símbolos e formas, etc) que uma vez utilizados com certa regularidade e de forma planejada fazem com que o cliente reconheça quase que imediatamente sua empresa, produtos e estilo.

Isso não significa, entretanto, que todos os seus materiais devam ser sempre idênticos, ou que você precise reproduzir sempre o mesmo design. O ideal, na realidade, é alinhar – dentro dessa diversidade de produtos – elementos diferentes desta mesma identidade (por meio da unificação de cores, ou formas, ou logomarca, por exemplo).

Desta forma, materiais institucionais (destinados a formar opinião; que falam da empresa como um todo e suas principais características, sem focar em pontos/produtos específicos – como cartões de visita) podem ser mais sóbrios, ao passo que materiais promocionais (como flyers, folhetos e panfletos) podem ser ligeiramente mais chamativos.

Utilizar a mesma identidade visual da sua caneca em uma capa de caderno é um passo rumo ao estabelecimento de certa unidade visual, que é muito mais do que simplesmente um logotipo. A dica, portanto, é pensar em aplicar para todos os produtos com os quais seu cliente tome contato com a marca, como suas embalagens, cartões, papelaria e, quem sabe, decoração. Assim como a qualidade de seus produtos, a sua identidade visual não pode ser feita de qualquer forma, já que o modo como a marca é percebida afetará diretamente seu sucesso. Mesmo que não haja investimento massivo em um projeto de identidade visual, você pode usar a Zocprint para padronizar e inserir, graficamente, as características mais pontuais do seu negócio, tanto em cartão de visita, papel timbrado, flyers, folhetos e panfletos.

Destaque-se mais facilmente da concorrência e demonstre conosco seu profissionalismo e personalidade!