Papel e gramatura ideais para seus impressos

Papel e gramatura ideais para seus impressos

A panfletagem é uma excelente forma de publicidade. Os resultados podem ser incríveis e o preço é bem acessível. É comum a busca pelo papel ideal para flyers, folhetos e panfletos, já que quanto maior o índice de leitores maior será a probabilidade de sucesso do trabalho.

Saber qual é o melhor papel para imprimir os panfletos poderá influenciar diretamente não apenas na primeira impressão de quem recebe, mas também fará com que o receptor veja o seu negócio como algo mais profissional e de qualidade. Para escolher o papel ideal é preciso unir uma boa gramatura e tipo do papel.

Gramatura adequada

A gramatura nada mais é do que espessura. Mas o que se quer saber é, qual a gramatura papel ideal para a impressão? Bom, isso depende.

Caso você deseje fazer um flyer, folheto ou panfleto "simplesinho", a gramatura pode ser de 75 gramas a 90 gramas. Contudo, caso o seu objetivo seja um material de melhor qualidade, com cores e uma aparência mais rebuscada, o melhor é procurar por papel com gramatura de 115 até 300 gramas.

Tipos de papel

Existem diversos tipos de papel, alguns exemplos: duplex, reciclado, off-set, couché, entre outros. Escolher o certo não é uma tarefa fácil. Por isso, você precisa saber sobre os papeis mais utilizados para criar material de panfletagem e, consequentemente, escolher de acordo com a sua necessidade.

Papel Ideal

No caso dos flyers, a recomendação é por um papel um pouco mais espesso, o couchê. É comum em flyers a utilização de acabamentos como o verniz, ou as laminações brilho e fosca para destacar letras e fotos, enobrecendo o material. Para isso, a gramatura ideal seria entre 150 a 300g.

Em relação aos folhetos, a prática mais utilizada é de um papel mais fino e simples, podendo ser o couché ou off-set, com a gramatura ideal de 90 a 115g, dependendo do tamanho. Ele não exige o mesmo acabamento de um flyer, que necessita destacar letras e imagens. Este tipo de papel é normalmente utilizado para descrições e longos textos em geral.

Os panfletos são semelhantes aos folhetos. A diferença é que os panfletos são voltados para ações de baixo custo e quantidade elevada, o que pede por um papel de gramatura menor e de preferência Off-set, devido ao seu custo. A gramatura ideal seria de 75 a 90g. Em casos específicos, não há problemas em se usar 115g, apenas não é tão comum na produção de panfletos, que raramente contém algum recurso visual mais sofisticado.

p