Origem do cartão de visitas

De onde vieram os cartões de visita?

O ato de entregar ou receber um cartão de visita é uma prática comum de muito tempo atrás. No entanto, ao pegar este pequeno papel com anotações impressas sobre os dados de alguém, a maioria das pessoas desconhece que esta prática data de meados do século XV.

Diversos estudos realizados nos últimos anos indicam a possibilidade de que o hábito de se entregar um cartão de visita teve sua origem na China por volta de 1400. Por volta de 1600, este era um hábito comum entre os jogadores de cartas que, ao perderem uma partida, escreviam sua assinatura e o valor da dívida na carta, como se fosse uma nota promissória para garantir que seriam pagas.

Com o passar dos anos, os cartões foram sendo usados para saudação e outros fins. No que se tem registro, os cartões de visitas eram utilizados na França durante o reinado de Louis XIV, e representavam o status de famílias nobres.

Durante o mesmo período, em diversas partes da Inglaterra, foram introduzidos os cartões comerciais, que eram utilizados como publicidade pelos comerciantes e, como neste período não existia nenhum sistema formal de nome ou numeração das ruas, os cartões vinham com um mapa para que o público pudesse chegar à loja.

No inicio do século XIX, com o crescimento das empresas, a produção e distribuição dos cartões comerciais também aumentou muito. Com tudo, com o aparecimento de novas tecnologias e a velocidade na comunicação, aprimoraram a distribuição de revistas e jornais. O método de publicidade dos cartões comerciais foi sendo substituído por estes outros meios que eram mais prático e acessível. Isto deu origem ao declínio de muitas indústrias de cartões comerciais.

No final do século XIX, a Corte Francesa adotou a prática de entregar um cartão de visita como etiqueta, e os cartões de visita acabaram sendo difundidos pelo resto da Europa e nos Estados Unidos. Diversos recursos foram adotados na composição dos cartões como ornamentos gravados e fantásticos brasões transmitindo elegância e prestígio. Nesta época, os cartões de visita e cartões telefônicos eram indispensáveis para todas as damas e cavalheiros de classe média.

Com o passar dos séculos, observamos a evolução do cartão de visita, tanto em seu modo de fabricação, como em suas utilidades. De forma geral, os cartões de visita ainda são forma de status e sofisticação. Mesmo com os diversos avanços da tecnologia, um cartão de visita sempre será uma forma prática, simples e sofisticada de se estabelecer um primeiro contato e indispensável para qualquer ramo dos negócios.

Quer conferir nossos cartões com corte especial e aproveitar frete grátis? Veja como aqui