Fotografia

Fotografia

A fotografia vem impactando a história há gerações. Foi através dela que pudemos conhecer um pouco mais sobre um passado não tão distante, mas muito importante.

Tudo começou há aproximadamente 1000 anos atrás, quando um árabe, Alhaken de Basora descobriu que quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido de sua tenda, se formavam imagens. Já no século XVI alguns artistas como Leonardo da Vinci já se utilizavam dessa técnica chamada câmera escura para desenhar.

Com o passar do tempo e evolução da tecnologia disponível, as câmaras escuras deixaram de ser grandes e se tornaram móveis e desmontáveis. O objetivo da câmara escura até então era exclusivamente desenhar, e por isso a origem da palavra fotografia tem etimologia grega: foto (luz) e grafein (desenhar).

Os primeiros a tentar fixar a imagem realizada com luz são os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce, com a técnica que ficou conhecida como heliografia, porém eles não foram os únicos.

Mais tarde, o artista francês Louis Jaques Mandé Daguerre trabalhou durante anos, em um sistema para conseguir registrar as imagens obtidas na câmera escura em uma placa metálica, este método ficou conhecido como daguerreotipia.

Mesmo com o avanço tecnológico notável, ainda se levava muito tempo para se registrar uma fotografia. Foi quando William Henry Talbot superou esta dificuldade com a invenção dos negativos, que perduraram por muitos anos, até a chegada da fotografia digital como conhecemos hoje.

A arte de fotografar foi mudando ao longo dos anos por conta da tecnologia, seus métodos, suas funções e seu público. Nos dias de hoje, a fotografia é usada para registrar os momentos e compartilhar com todos os amigos nas redes sociais. A variedade de efeitos e de edições possíveis fazem com que todos queiram participar, resultando em fotografias maravilhosas feitas até mesmo com a câmera de um celular.

Se você é fotógrafo profissional ou apenas um apaixonado por fotografias, que tal ter produtos personalizados, como agendas ou cadernos com as suas fotos?

Ou quem sabe ter uma capinha de celular com fotos de seus amigos? Pode até ser um ótimo presente para dar para aquela pessoa que você ama.

f