Flyers, Folhetos e Panfletos

Flyer, Folheto e Panfleto

Esses três tipos de métodos informativos são bem parecidos, o que muda é a finalidade de uso ou material da confecção. O flyer, que traduzindo do inglês significa voador, costuma ser utilizado para divulgação de eventos, casas noturnas, restaurantes e demais empresas de nichos específicos. O papel utilizado para impressão também costuma ser muito mais resistente e bonito e claro, muito mais caro devido a qualidade superior aos demais no mercado.

Se você optar por confeccionar um flyer, o principal ponto a se atentar é o que ele deverá conter. Para começar, coloque em uma lista hierárquica tudo o que deseja com essa criação. Defina o que você quer divulgar (promoção, serviço, campanha, etc), o que você espera com a divulgação e qual o seu público alvo. Depois determine uma estratégia ou promoção. Se for conceder algum brinde ou coisa do tipo, deixe bem claro e visível o prazo de vigência. Isso vai evitar possíveis mal entendidos. Defina um título chamativo e objetivo. Use a abuse da sua criatividade.

Depois é só aguardar os clientes e quando eles aparecerem, seja único. Trate-os como gostaria de ser tratado na hora de fechar um negócio. Faça jus a qualidade de sua divulgação para convencer o seu futuro cliente de que sua empresa é a melhor. Durante a conversa, surpreenda-o com chá, café e um brinde surpresa. Ele vai se sentir especial. Pegue os dados de contato de seu cliente e cadastre em um registro de controle para eventual contato. Quando ele estiver indo embora, surpreenda-o com alguma promoção de desconto. Ainda que faça parte da campanha, ele não precisa chegar na empresa sabendo disso, portando deixe essa carta na manga para o final. Isso vai reforçar a possibilidade dele fechar um negócio lucrativo com você.

Procure deixar as informações bem organizadas no papel. Jamais utilize frases grandes. Utilize cores que chamem a atenção ao seu informe. Insira pelo menos uma imagem que reflita a mensagem passada e procure utilizar a linguagem daquele público alvo que você escolheu. Falar a "língua" certa atrai muito mais clientes. Basta ser objetivo. Os detalhes adicionais do negócio poderão ser citados quando o cliente te procurar.

Como o investimento aplicado à esse tipo de material é mais caro que os demais no mercado, procure definir com antecedência onde ele será distribuído. Se seu foco são jovens e universitários, mapeie todas as universidades, Pubs e shoppings da região para fazer a distribuição nas proximidades desses locais. Descubra com antecedência onde seus possíveis clientes estão.

Geralmente, esse tipo de publicidade visa fazer uma propaganda mais especifica de campanhas ou promoções, como por exemplo: casa noturna que dá desconto para convidados em determinado dia ou horário, restaurante que confere desconto por determinado período, buffet de festas infantis com uma promoção especial, vale brinde para visitantes de um determinando estabelecimento, etc. O objetivo desse material é ir direto ao ponto. É como um comercial exibido na televisão, a empresa divulga sua campanha sem maiores informações sobre o negócio. Seu cliente conhecerá a sua filosofia de trabalho se o seu material produzido convencê-lo de ir até você.

A diferença entre esse trio é apenas a forma como são chamados por empresas, pessoas e profissões, no mais objetivam a mesma coisa, pois são formas de divulgação impressa de produtos, marcas, promoções ou campanhas. O flyer, como já comentamos anteriormente, é mais especifico, servindo de divulgação de determinados estabelecimentos e que exigem maior investimento nas campanhas a fim de atender um público em especial. O panfleto é o mais econômico de todos, sendo, geralmente, impresso em papel colorido ou em sulfite e também conta com pouca variação de cores das fontes utilizadas. Esse tipo é mais comercial, sendo usado para divulgar lojas e prestadores de serviço. O folheto serve como uma opção intermediária entre as duas anteriores e pode conter mais informações que os anteriores, possuindo objetivo comercial ou social.

Dessa forma você pode escolher qualquer um dos tipos de informes publicitários para divulgar seu negócio, basta apenas se atentar ao público alvo e ao produto ou serviço que quer apresentar aos seus futuros consumidores. A divulgação planejada e adequada rende lucros e representatividade no mercado. Agora faça seu plano de negócios, estipule seu público e bons negócios!

Confira em nosso site, nossos flyers, folhetos e panfletos.

f