Como transformar seu caderno em um scrapbook

Como transformar o seu caderno em um Scrapbook

Fazer um Scrapbook é ótimo para guardar os melhores momentos das diferentes fases da sua vida. Ele é feito com colagens de fotos, convites, recados e qualquer coisa que tenha marcado a sua vida de alguma forma. É bem fácil transformar um simples caderno em um scrapbook. Você só precisa de um caderno simples com uma capa bem bonita e bastante criatividade e capricho para guardar as melhores memórias no papel. Você já deve estar pensando em todo o material que você vai separar para o scrapbook, mas antes dá uma olhada nas dicas que separamos para você:

Escolha um tema

Que tal registrar os seus anos na faculdade? Ou o seu casamento? Ou quem sabe o nascimento do seu filho? São momentos marcantes na vida de qualquer um, não é mesmo? Então aproveite para guardar várias coisinhas que marcaram essas fases. Você pode colocar do seu papel de inscrição no vestibular até uma cópia do seu diploma, ou quem sabe criar um lindo “Livro do Bebê” anotando todas as datas importantes como quando ele disse a primeira palavra, quando ele deu seus primeiros passos e por aí vai. Para guardar as lembranças do seu casamento, cole a primeira declaração de amor, escreva sobre o primeiro encontro e depois cole o convite do casamento de vocês, como várias fotos do casal com seus melhores amigos.

Escolha os materiais certos

Você não quer que o seu lindo caderno de memórias não fique do jeito que você esperava porque você não escolheu os materiais certos né? Capriche na qualidade das fotos, assim como um papel mais resistente para aguentar tantas colagens sem ficar mole. Cole primeiro as fotos em um pedaço de cartolina do mesmo tamanho ou aproveite para criar uma borda bonita para as suas fotos.

Alguns materiais essenciais são:

Base de corte: É fundamental ter uma base de corte para garantir que suas mesas não fiquem cheias de marcas de estilete. Ela também é muito útil, pois possui marcações de medidas, garantindo que seus trabalhos fiquem com um corte mais preciso.

Canetas coloridas: Você vai precisar muito delas para escrever letras de músicas, poemas e descrever os momentos presentes nas fotos. Tenha canetas de várias cores para trazer mais vida ao seu scrapbook. Só tome cuidado com as canetas que demoram a secar porque você pode borrar todo o seu trabalho. E também não se esqueça de comprar vários carimbos coloridos.

Cola: Sempre use as colas Acid-free (Livre de ácidos) para que seus trabalhos não fiquem amarelados com o tempo. E também não use muita cola para que ela não fique transbordando dos papéis e suje todo o seu trabalho.

Estilete/tesoura: Os estiletes podem cortar alguns papéis mais facilmente do que as tesouras, além de deixar o corte bem mais preciso, mas você vai perceber que muitas vezes você vai precisar de uma tesoura de ponta afiada.

Régua de metal: Você vai precisar dela para apoiar o seu estilete na base de corte. As réguas de plástico ficam com marcas de corte do estilete com o tempo e acabam deixando seus trabalhos mais tortos.

Papéis, muitos papéis: Os papéis possuem uma infinidade de materiais e estampas que você vai acabar levando todos. Faça combinações de cores e aproveite para dar vida ao seu scrapbook.

Fita dupla-face: Ela é essencial para colar objetos que não ficariam firmes só com cola, como botões e outros objetos menores. A fita dupla-face também serve para dar relevo a algo que você queira destacar na página.

Faça testes

Pegue um papel para testar as cores de canetas, a cola e tudo que pode dar errado de alguma forma. Aproveite para levantar os diferentes tópicos que você quer colocar no Scrapbook e arrume tudo em uma ordem cronológica se preferir.

Escolha as fotos

As fotos sempre marcaram momentos e guardaram boas memórias, por isso escolha as mais bonitas para colocar no seu scrapbook. Dependendo do tamanho da página você pode colocar até umas 5 fotos com bordas de diferentes cores e formatos. Não tenha dó de cortar suas fotos para fazer vários arranjos diferentes em cada página.

Gostou das nossas dicas? Tente todas elas e depois nos conte como foi essa experiência de fazer um scrapbook com seu caderno personalizado. Tenha certeza de que você não vai criar só um scrapbook, mas vai querer um para cada fase da sua vida.

c