Capinha de Borracha vs Capinha de Plástico

Capa de borracha versus capa de plástico

Estabelecer comparativos entre um produto e outro – ainda mais tão diferentes entre si – a fim de determinar qual é a melhor opção acaba sendo uma tarefa difícil, pois para tal julgamento, é necessário considerar particularidades acerca do utilizar de cada usuário – que são também tão singulares quanto as capinhas para iPhone em questão. A enorme gama de capinhas de diferentes materiais existentes no mercado hoje pode assustar, portanto, serão aqui aproximados apenas dois tipos dentre as outras várias: capinhas produzidas em plástico e feitas em borracha.

Escolher entre estes dois tipos pode gerar dúvidas no consumidor, principalmente nos fatores como a disponibilidade de cores, de texturas, absorção de impactos, transparência, design, espessura e adaptação. Confira então algumas características particulares de cada tipo e faça seu juízo acerca da melhor opção para você:

Para isto, você precisará dos seguintes itens:

Capinhas de borracha

Pontos positivos:

Capas para smartphones feitas com este material oferecem, geralmente, uma maior proteção contra quedas, golpes e derramamento de líquidos. Da maneira que a borracha absorve consideravelmente bem aos possíveis impactos, o telefone em si acaba sendo muito pouco atingido. Deste modo, pode-se minimizar muito ou até evitar por completo avarias como rachaduras no visor do seu iPhone, arranhões nas partes periféricas e danos pelos circuitos internos do telefone. A borracha em si oferece mais aderência às mãos em relação ao plástico duro das outras capinhas, ou seja, isto facilita o manuseio do dispositivo e, por consequência, diminui a quantidade de quedas que causariam estragos. Leve em conta também que algumas capas deste tipo possuem tampinhas ou plugs a fim de selar as entradas de conectores, protegendo também no caso de você acabar derramando comidas ou líquidos por perto.

Pontos negativos:

Capas de borracha, por mais translúcidas que possam ser, nunca permitem uma visão completa e total do design do aparelho, por isso que algumas pessoas preferem as plásticas, já que encobrir alguns detalhes pode não agradar a muitos que queiram deixá-los em evidência. Mesmo que elas encubram partes bonitas do celular, para alguns usuários talvez valha a pena abdicar um pouco do estilo e estética do iPhone para protege-lo mais, uma vez que não é um telefone móvel barato e sua manutenção também não sai em conta. Outro problema é o considerável aumento do volume dele com o uso desta capinha. A combinação de maior aderência do material e um tamanho mais avantajado pode tornar complicada a tarefa de tirá-lo do bolso rapidamente.

Capinhas de plástico

Pontos positivos:

Se o principal intuito é a personalização do seu iPhone, talvez as capas de plástico sejam uma boa pedida, pois a qualidade de impressão e acabamento tende a ser superior neste material. Elas oferecem boa proteção para seu celular quando o assunto é arranhão e esbarrões do cotidiano, entretanto, por serem pensadas para, antes de tudo, proteger contra os danos voltados à superfície, são mais discretas e finas, assim o volume do aparelho fica pouco diferente. Nas entradas de conectores não há proteção, o que permite acessos mais práticos e, nos botões, contato direto com o celular sem intervenção da proteção. Sobre o design, este tipo de capinha consegue ser totalmente impressa (inclusive nas laterais), gerando por conta disso maior empatia daquela pessoa que curte explicitar detalhes estéticos em uma arte personalizada.

Pontos negativos:

O próprio tempo de uso pode gerar arranhões, trincas e ralados na capinha. Elas – algumas – evitam que o celular sofra estas avarias, portanto o usuário que deseja tê-las sempre bem aparentadas terá que substituí-las com certa frequência – levando, possivelmente, à aquelas pessoas viciadas em adquirir capinhas. É inevitável que as capinhas feitas neste material sejam mais frágeis que as de borracha, mas cuide para não escolher uma de plástico que, ao encaixá-la no seu iPhone, danifica ela mesma seu aparelho; nesse assunto, vale a pena não comprar só por comprar, e sim respeitar a função primeira dela. Caso você seja do tipo de pessoa um pouco mais descuidada, talvez as aberturas existentes nas entradas para conectores não seja uma boa ideia, já que pode ser literalmente a porta de entrada para resíduos também.

Sobre personalização

A capa de borracha tem as laterais ou pretas ou brancas, uma vez que não é possível incluir nas bordas a arte escolhida. Tal personalização se dá com a impressão de uma placa metálica adesiva; consequentemente, não há desgaste significativo das ilustrações com o tempo, e se ocorrer, pouquíssimo. As de plástico, por sua vez, permitem que haja personalização inclusive nas bordas, estas podendo ser mais foscas ou brilhantes, esta é a chamada impressão 3D.

Dentre os prós e contras de cada opção, para você, qual vale mais a pena? Analise sempre as opções de acordo com sua necessidade e vontade, aproveite e confira nossas opções de capinhas para iPhone e Galaxy!

c